Link da transmissão no YouTube
19h: Abertura
Dom Walmor Oliveira de Azevedo (grão-chanceler), Prof. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva (reitor), Prof. Pe. Evandro Maria Campos (dir. IFT), Prof. Pe. Jean Richard Lopes (coordenador grupo de implementação da Pós-graduação em Teologia) e Prof. Pe. Junior Vasconcelos do Amaral (coordenador do Simpósio).
19h30: Conferência
CUIDADO PASTORAL E CIDADANIA CRISTÃ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SINODAIS
Conferencista: Prof. Dra Carolina Bacher (Argentina)
Descrição: A “revolução da ternura” (EG 88) não é um convite ao sentimentalismo ou à irracionalidade, mas à construção da nossa própria humanidade. O Papa Francisco nos convida a experimentar uma nova forma de viver o Evangelho, no cuidado pastoral em vista da cidadania cristã, na qual todos os batizados assumam a missão evangelizadora de Jesus de Nazaré. Esta conferência busca apresentar as bases teórico-práticas deste Simpósio, trazendo à luz os desafios e as perspectivas sinodais que fundamentam o cuidado pastoral e a cidadania cristã. Assim, pretende-se responder às inquietações: Quais os desafios que ainda impedem a revolução pastoral a partir do prisma da ternura? Como superar a pastoral de manutenção, permeada pelo clericalismo? Há espaços para o Espírito impulsionar a primavera pastoral, fortalecendo o modelo sinodal de vivência eclesial?
21h: Encerramento
Link da transmissão no YouTube
8h: Abertura
8h30: Conferência:
O CUIDADO PASTORAL EM HERMENÊUTICA BÍBLICA LATINO-AMERICANA
Conferencista: Prof. Dr. CESAR JESUS BUITRAGO LÓPEZ (CEBITEPAL URUGUAI)
Descrição: Lemos do lugar em que nossos pés pisam. Interpretar as Escrituras em seus contextos leva-nos a pensar o texto sagrado a partir das realidades, suscitando a compreensão hermenêutica. O texto é uma alteridade a partir do momento que chama o/a leitor/a a um compromisso com aquilo que incita. Deste modo, espera-se que esta conferência colabore com a compreensão do Cuidado Pastoral à luz da Sagrada Escritura, lida em contexto latino-americano. Nossas inquietações são: Como resgatar uma leitura bíblica que possa compreender os efeitos do texto em nós (wirkungsgeschichte)? Como pensar hoje o cuidado pastoral em nossas comunidades a partir do texto bíblico? Como ler e atualizar nos dias de hoje a práxis taumatúrgica e libertadora de Jesus? De que forma a hermenêutica latino-americana pode contribuir para a superação do fundamentalismo bíblico?
10h: Intervalo
10h30: Mesa redonda – debate
O CUIDADO PASTORAL NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA: ENTRE A SUBJETIVAÇÃO DA FÉ E OS RISCOS DE EXTREMISMOS
Debatedores:
Prof. Dr. João Décio Passos (PUC-SP);
Profa. Dra. Francilaide Queiroz Ronsi (PUC-Rio)
Moderador:
Prof. Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães
Descrição:
A pós-modernidade oferece benefícios à subjetivação e à fé humana, como a busca pelo sagrado nas mais diversas tradições religiosas, nas experiências de cooperação e solidariedade. Entretanto, ao mesmo tempo, apresenta riscos como individualismo, espetacularização religiosa, alienação e fundamentalismos, que conduzem à intolerância e à violência. Esta mesa redonda procura refletir o cuidado pastoral na sociedade contemporânea, permeada pelos processos e movimentos de emancipação e subjetivação humanas, que nos levam a pensar o protagonismo do sujeito que crê.
COMUNICAÇÕES
14h-17h
1) Pastorais de anúncio e formação (Prof. Pe. Junior Vasconcelos)
Sala Teams
2) Pastorais sociais e de fronteira (Prof. Pe. Renato Oliveira)
Sala Teams
OFICINAS
19h às 20h30
1. Pedagogia do caminhar-aprender-ensinar em paisagens para boas vistas, à luz da Escola Viva Xukuru Ynarú da Mata.
Conferencista: Iran Xukuru.
Descrição: A oficina propõe apresentar a experiência de uma escola livre e viva, com seu calendário e formas de caminhar-ensinar-aprender orgânicas, adequadas às condições culturais, sociais e ambientais do fluxo natural da vida. O objetivo desta oficina é apresentar práticas de relação humano-natureza e encantar mentes multiplicadoras do cuidado com a Terra Mãe: o tempo-encanto e a liberdade criativa da ancestralidade em reflorestar mentes por uma ecologia integral, contribuições ao Bom Conviver e a Saúde Planetária.
Sala Teams
2. Protagonismo do laicato e cidadania cristã.
Conferencista: Marcio José de Oliveira.
Descrição: Esta oficina abordará a identidade, cidadania e corresponsabilidade de leigas e leigos, nas Igrejas e na sociedade. No contexto contemporâneo do cristianismo, que experiências significativas de formação e práticas evangelizadoras no seio das Igrejas contribuem para pensar e repensar questões da consciência, da dignidade e da atuação do laicato nas diversas dinâmicas da vida cristã?
Sala Teams
3. Juventudes, Identidades e Espiritualidades: diálogos teológicos.
Conferencista: Gabriela Consolaro Nabozny
Descrição: A oficina busca refletir sobre as vivências juvenis contemporâneas, em suas múltiplas identidades e expressões espirituais, a partir de uma perspectiva teológica e interdisciplinar. Serão abordados temas como a diversidade das identidades juvenis na contemporaneidade, a busca de sentido e o propósito de vida dos jovens, a relação entre juventudes e espiritualidades, e as transformações nas práticas religiosas juvenis em tempos de pluralismo religioso.
Sala Teams
4. Método APAC – ressocialização dos privados de liberdade.
Conferencista: Valdeci Ferreira
Descrição: Esta oficina tem como objetivos apresentar um histórico do Sistema Carcerário oficial no Brasil e seus limites; revisitar a lei de execução penal e possibilidades de mudança; buscar compreender a espiritualidade e as origens cristãs do método Apac; discutir a ressocialização dos privados de liberdade.
Sala Teams
5. As Igrejas cristãs e o protagonismo feminino.
Conferencista: Dra. Elisangela Machado
Descrição: O cenário contemporâneo das Igrejas cristãs é composto por uma ampla diversidade da participação feminina. Este protagonismo feminino gera adesões, tanto quanto polarizações diversas. A oficina tem como objetivo instigar o debate sobre alguns desses tensionamentos, a partir dos rostos e das vozes de mulheres latino-americanas ainda marginalizadas no contexto sociorreligioso.
Sala Teams
6. Projeto Diálogos pela Liberdade
Conferencista: Isabel Cristina Brandão Furtado
Descrição: O Projeto Diálogos pela Liberdade, mantido pelas Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor tem como missão contribuir para a melhoria das condições de vida, cidadania, autonomia e defesa dos direitos humanos das mulheres que exercem a prostituição e das mulheres e meninas que são vítimas do tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual.
Atuamos a partir de uma pedagogia própria, desenvolvida por Madre Antonia, fundadora da Congregação das Irmãs Oblatas e fundamentada na prática de Jesus e em seus gestos de misericórdia e compaixão.
Sala Teams
7. Novas configurações familiares e práxis pastoral.
Conferencista: Amarildo José de Melo
Descrição: A cultura urbana pós-moderna é o espaço da subjetivação. Cada pessoa quer ser sujeito de sua história. Esta subjetivação passa também pela orientação sexual, que permite a constituição de novos arranjos familiares. Esses núcleos constituem um grande desafio para a práxis missionária e pastoral das Igrejas Cristãs.
Sala Teams
21h: Encerramento
Link da transmissão no YouTube
8h15: Abertura
8h30: Conferência
PRÁTICAS PASTORAIS EMANCIPATÓRIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A CIDADANIA CRISTÃ
Conferencista: Prof. Dra. Maria Inês Castro Millen
Descrição: A contemporaneidade exige a ampliação da reflexão sobre as questões teológico-pastorais. À luz da complexificação do humano, tornam-se necessários novos olhares e condutas pastorais em perspectiva inclusiva e participativa, aflorando a sinodalidade. Esta conferência pretende propor caminhos, ampliar horizontes de compreensão e ação das comunidades de fé em interface aos desafios atuais. As inquietações são: Como propor reflexões que contribuam para a emancipação dos sujeitos humanos? Quais caminhos podem ser propostos para a constituição de um comportamento ético e moral cristão? Como superar uma pastoral de conservação, em vista de uma igreja em saída, aberta, acolhedora e samaritana?
9h50h: Intervalo
10h15: Mesa redonda – Debate
SEXUALIDADE E CONSTRUÇÕES DO HUMANO: PERSPECTIVAS PASTORAIS.
Debatedores:
Prof. Dra. Maria Cristina Furtado (PUC Minas),
Prof. Dr. Luis Côrrea Lima (PUC-Rio)
Moderador: Prof. Dr. Carlos Alberto Motta Cunha
Descrição: A sexualidade faz parte da identidade humana, e não está separada das dimensões físicas, psicológicas, éticas, morais, sociais, culturais e espirituais. A percepção de si e do outro, na constituição e construção do ser humano, é, hoje, um desafio para a pastoral e o apostolado cristão. Acolher, respeitar, amparar e comunicar o Evangelho da Vida é fundamental para que todos tenham vida em plenitude (Cf. Jo 10, 10b). Esta mesa redonda propõe dialogar acerca da sexualidade e construções do ser humano, em meio às inúmeras pesquisas, contribuições científicas sobre as teorias da sexualidade e constituição da subjetividade. O ato de lançar luzes à pastoral e apostolado cristão constitui uma esperança em meio às rudezas e violências enfrentadas e vividas por pessoas que se percebem diferentes dos padrões pré-estabelecidos pelas sociedades.
11h30: Palavra final da equipe organizadora
12h: Encerramento
Programa de Pós-graduação Profissional em Teologia Prática
Departamento de Teologia
Instituto de Filosofia e Teologia da PUC Minas
R. Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico
Belo Horizonte – MG, 30535-901