COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

CHAMADA PARA SUBMISSÕES

CRITÉRIOS PARA O ENVIO DA PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO

Deverão ser observados os seguintes critérios para o envio de propostas de comunicação:

  1. A comunicação inscrita deve ser de autoria do(s) proponente(s), original e inédita, de modo que não tenha sido apresentada em outro evento;
  2. Todos os participantes terão acesso aos resumos aprovados, com vistas à leitura prévia e à participação nos debates;
  3. As comunicações em coautoria que não tiverem, na apresentação, a presença e a participação dos autores serão canceladas;
  4. É vedada a apresentação de mais de uma comunicação pelo mesmo proponente, seja individual ou em coautoria;
  5. Os resumos, bem como os textos completos, deverão respeitar a norma culta da Língua Portuguesa e aos padrões de formatação ABNT;
  6. Após aprovação do resumo da comunicação, caso não seja efetuado o pagamento da inscrição até a data limite estabelecida e divulgada pela Comissão Organizadora, a proposta não poderá ser apresentada, bem como o texto completo não será publicado nos anais do evento. Exceto em caso de isenção de pagamento;

NOTA: A Comissão Avaliadora se reserva o direito de não publicar os textos completos que não estiverem de acordo com as normas definidas para a publicação e/ou apresentem qualidade teórica, analítica e metodológica considerada insatisfatória.

COMUNICAÇÃO ORAL

Cada participante terá até 20 minutos para apresentar sua comunicação.

DIRETRIZES PARA AUTORES

FORMATO DOS RESUMOS E DOS TEXTOS COMPLETOS DAS COMUNICAÇÕES

1. As propostas de comunicação deverão ser enviadas até a data limite estabelecida na agenda do Simpósio. Só constarão nos anais do Simpósio as comunicações efetivamente apresentadas.

2. Os resumos deverão conter entre 150 e 250 palavras, apresentando com clareza e concisão: o tema; os objetivos; a metodologia utilizada e as conclusões.

3. A estrutura do resumo deve ser a seguinte:

3.1. título da comunicação;

3.2. nome(s) do(s) proponente(s);

3.3. maior titulação do(s) proponente(s);

3.4. instituição de origem;

3.5. a instituição financiadora da pesquisa desenvolvida (se houver);

3.6. resumo;

3.7. palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto.

4. Formatação: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples.

5. A inscrição deverá ser feita via página do Simpósio, no Portal de Eventos Acadêmicos da PUC Minas, e envio do resumo da comunicação pelo e-mail: simposioteologiapratica@gmail.com

6. O comprovante do pagamento da taxa também deve ser enviado pelo e-mail acima;

7. A programação das apresentações das Comunicações será informada conforme cronograma.

FORMATO DOS TEXTOS COMPLETOS
PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO SIMPÓSIO

1. Os textos completos deverão ser enviados até data limite estabelecida pela Comissão Organizadora e divulgada na agenda do Congresso. Só constarão nos anais do Simpósio os textos efetivamente apresentados e que atendam a norma culta da Língua Portuguesa. Os padrões de formatação também devem ser observados.

2. Números de páginas: até 7 páginas, incluindo resumo e referências. Não haverá exceções.

3. O texto deve ter a seguinte estrutura:

3.1. – título da comunicação – Fonte: Times New Roman, tamanho 14, centralizado;

3.2. – nome do (s) autor (es): itálico, fonte Times New Roman, tamanho 12, recuado à direita, com (nota de rodapé com asterisco (*), na primeira página, contendo: maior titulação do autor, filiação institucional, instituição financiadora da pesquisa (se houver) e e-mail.

3.3. – resumo (segundo padrão do resumo submetido e aprovado);

3.4. – palavras-chave (entre 3 e 5, separadas por ponto);

3.5. – Introdução;

3.6. – Corpo do texto (com as diversas partes do artigo, como tópicos numerados: 1, 1.1, 2., 2.1…);

3.7. – Conclusão;

3.8. – Referências.

4. A formatação deve seguir os seguintes parâmetros:

4.1. – A4, margens (superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm);

4.2. – fonte: Times New Roman, tamanho: 12;

4.3. – espaço entre linhas 1,5;

4.4. – parágrafo com recuo de 1,25 cm;

4.5. – editor de texto Microsoft Word ou compatível;

4.6. – tópicos numerados e subtítulos: Times New Roman, tamanho 12;

4.7. – As citações deverão ser feitas no corpo do texto da seguinte forma: (SOBRENOME, ano, página = LIBANIO, 2012, p. 15) ou Sobrenome (ano, página) = Libanio (2012, p. 15);

4.8. – as citações com mais de três linhas, sem aspas, terão recuo a 4 cm, tamanho 10, espaço simples;

4.9. – as referências (não usar bibliográficas ou bibliografia), ao final do texto, em ordem alfabética, deverão obedecer ao seguinte padrão:

  • Livro:
    SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano.
  • Capítulos de livro:
    SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. páginas xx-yy.
  • Artigo:
    SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, Cidade, v. (volume), n. (número), p. (página) páginas (x-y), (mês e) ano.
  • Documentos eletrônicos:
    SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em: < endereço eletrônico >. Acesso em: dia mês (abreviado em três letras = mar.), ano.

 

NOTA: Somente serão aceitos os textos em formato DOC ou DOCX (Word), que estejam com a formatação no padrão estabelecido acima e com a revisão ortográfica devidamente realizada. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo do texto, que é de inteira responsabilidade do autor/a(s).

Os textos completos deverão ser enviados conforme data estabelecida no cronograma.